Nota Biográfica

Miguel Ângelo Ferreira Morais Valério, natural de Vila Real, concluiu a licenciatura em Trabalho Social pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) com a classificação final de 16 valores, a pós-graduação em Intervenção Social na Criminologia no Instituto Superior Politécnico Gaya (ISPGaya), com classificação final de “Muito Bom” e o Mestrado em Serviço Social no Instituto Superior Miguel Torga (ISMT) com a classificação final de “Bom”.

Foi monitor da licenciatura em Trabalho Social da UTAD entre 2001 e 2005 e coordenador da Equipa de Intervenção Direta (área das toxicodependências) do Projeto Homem de Vila Real entre 2002 e 2005, onde (para além das tarefas habituais destas equipas) coordenou e dinamizou mais de duas dezenas de ações de formação e/ou sensibilização na área da toxicodependências.

Na UTAD, foi entre 2002 e 2011 colaborador do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (tendo assumido diferentes cargos na Comissão de Coordenação da licenciatura em Trabalho Social – agora denominada de Serviço Social).

Desde 2005, desempenhou também funções na Escola Superior de Desenvolvimento Social e Comunitário do ISPGaya, onde foi professor assistente (entre 2005 e 2010) e professor adjunto (entre 2010 e 2012) professor adjunto. Ao longo deste período lecionou várias unidades curriculares da licenciatura em Serviço Social, assumindo ainda funções enquanto Coordenador da Licenciatura em Serviço Social entre Setembro de 2007 até Dezembro de 2009 (passando, por inerência a pertencer ao Conselho Científico e do Conselho Pedagógico do ISPGaya), altura em que assumiu (até Março de 2011) a coordenação do Curso de Especialização Tecnológica em Serviço Social e Desenvolvimento Comunitário na mesma instituição.

Entre Janeiro e Julho de 2009, por convite do Instituto de Segurança Social, IP, desempenhou as funções de Supervisor de Equipas Técnicas e Educativas de Lares de Infância e Juventude do distrito de Vila Real, no âmbito do Plano DOM (Desafios, Oportunidades e Mudanças).

Entre Fevereiro de 2009 e Março de 2012, pertenceu à Direção da Associação de Investigação e Debate em Serviço Social, assumindo as valências de monitorização da formação em Serviço Social e de monitorização da atividade profissional, assumindo desde 2010 a direção da revista científica “Investigação e Debate”, e desde 2011 a presidência do Concelho Pedagógico do Instituto para a Formação Humana e Social (unidade da associação responsável pelo sector da formação). Neste instituto concebeu, coordenou e lecionou diversos módulos e cursos de curta duração, especialização e pós-graduação.

Foi ainda “Juiz Social” do Tribunal de Comarca de Família e Menores de Vila Nova de Gaia.

Atualmente, é bolseiro de investigação no Instituto Politécnico de Viana do Castelo, desempenhando as suas funções, no âmbito do Projeto “Capacitar para a Qualificação e Inovação das Redes Sociais do Minho-Lima”.

Tem feito parte de varias comissões (científicas e organizadoras) de vários eventos científicos (nacionais e internacionais), assim como participado em diversos eventos científicos (com comunicações orais e posters) nacionais e internacionais, publicando artigos nas suas áreas de investigação preferenciais dentro do domínio do Trabalho Social e Serviço Social, das quais se destaca a participação na XIX World Conference of Social Work e na Ist ENSACT European Joint Conference.

[ver Curriculum Vitae]