Criação de Cartas Sociais Municipais

Finalmente, um excelente notícia…A criação de uma carta social municipal é um instrumento fundamental para quem pretende (como é actualmente fundamental) estabelecer um trabalho em parceria e coordenado entre todas as instituições que existam numa determinada zona geográfica.

Aliás, é algo que actualmente faz extrema falta (recorro aos exemplos de alguns alunos que oriento/orientei em estágios académicos, e que fazem/fizeram da criação de um guia de recursos, uma das suas actividades) em muitos dos concelhos e diversas áreas concretas de intervenção.

Este aspecto, é prova da não funcionalidade do actual modelo (nacional) que está (praticamente) sempre desactualizado.

Espera-se contudo, que sejam criadas bases de dados de fácil acesso e (principalmente) de fácil actualização, onde constem aspectos como o número actuais de vagas disponíveis em cada resposta social.

Poderia ser utilizado, por exemplo, as relações mensais de clientes que todas as instituições com tenham acordos com o Instituto de Segurança Social, têm que enviar mensalmente.

Apenas mais uma sugestão… incluam as instituições privadas com fins lucrativo nas cartas sociais municipais. Não como forma de divulgação e publicidade (obviamente), mas como forma de alargamento da informações disponíveis, visto que, e em alguns locais, apenas existe o recurso ao privado (com fins lucrativos) como resposta a determinadas situações.

Leave a comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.