Novo imposto para evitar falência do sector da Saúde (Jornal de Notícias)
«A criação de um novo imposto para o sector da Saúde, caso o sistema caminhe para a falência, consta das recomendações finais que a comissão que está a estudar a sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde apresentou ao Governo.»
Abusava da filha de quatro anos (Jornal de Notícias)
«Um homem de 41 anos foi detido pela Polícia Judiciária (PJ), em Montemor-o-Velho, por abusar sexualmente da filha, uma menina de quatro anos, que teve de ser internada na sequência das lesões que apresentava.»
Casais partilham mais educação dos filhos e responsabilidades domésticas (Diário de Notícias)
«A família mais próxima ainda continua a ser a principal prioridade da vida dos europeus. A novidade agora é que as responsabilidades domésticas, como a gestão da casa ou a educação dos filhos, passaram a ser partilhadas entre homens e mulheres. Um sinal de modernidade e uma das principais conclusões do capítulo “Família, Trabalho e Género” do segundo Inquérito Social Europeu 2004, apresentado ontem no Instituto de Ciências Sociais, em Lisboa.»
Pais de menores delinquentes são tolerantes face aos crimes dos filhos (Diário de Notícias)
«A maioria dos progenitores de 153 menores, residentes em Lisboa, alvo de processos tutelares e educativos, manifestou-se tolerante e indiferente em relação aos crimes por eles praticados. De acordo com um estudo sobre a “tipologia do delinquente juvenil urbano”, os pais “não pareceram preocupados em adoptar, perante os filhos, uma postura de reforço das normas jurídico-sociais”. Também as escolas não estão preparadas para dar resposta a estes jovens. Foi uma das investigações apresentadas ontem, no primeiro congresso internacional de intervenção com crianças, jovens e famílias, que hoje termina na Universidade do Minho (UM), em Braga.»
PJ visita loja de ‘drogas legais’ e dono diz que não fecha a porta (Diário de Notícias)
«O proprietário de uma loja em Aveiro onde afirma vender “drogas legais” garantiu que vai continuar de ‘portas abertas’, apesar da busca realizada ontem à tarde pela Polícia Judiciária (PJ). A brigada de seis agentes passou duas horas e meia no estabelecimento, tendo abandonado o local na posse de uma grande quantidade de produtos, que incluía kits de preparação de drogas e livros.»