Existem coisas que não se compreendem no âmbito da selecção nacional de futebol ou, mais concretamente, na Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
Depois de diversas mentiras ao longo da preparação e do decorrer do Euro20081 a definição e contratação do novo seleccionador da selecção nacional está demorada e, parece-me, não haveria motivos para tal.
Madail, e demais elementos da direcção da FPF, já sabiam que Scolari não iria continuar nos comandos da selecção (aliás, como aconteceu com o seleccionador espanhol), chegando essa confirmação durante o próprio Euro2008 (como semelhante aconteceu com o seleccionador italiano – no caso… sair).
Contudo, e num momento em que já se avizinha os jogos da fase de apuramento para o Mundial de 2010, ainda andamos no processo de escolha/contratação do novo seleccionador. Tal entender-se-ia se a FPF tivesse dificuldades financeiras, o que não é o caso.
O que aconteceu para que esta situação não esteja já resolvida não sabemos, mas sabemos que Espanha e Itália (os casos acima referenciados) já têm nos seus quadros o novo seleccionador. Também assim se fazem os vencedores…
Será que Madail ainda estava à espera que Scolari reconsiderasse?
1 não entra aqui a discussão sobre qual teria sido o melhor momento mas considero que se tudo fosse divulgado desde o início, teria existido tempo para trabalhar os jogadores e (acima de tudo) a equipa que, acredito, foi afectada por esta situação.