iv formação intensiva em criminologia e vitimologia

IV FORMAÇÃO INTENSIVA EM CRIMINOLOGIA E VITIMOLOGIA,
sob a Coordenação Cientifica do Professor Doutor José Pinto da Costa

Dias 22, 23, 24, 25 e 26 de Agosto de 2011

Auditório “Horácio Marçal” Junta de Freguesia de Paranhos.
Localização Auditório Rua de Álvaro Castelões n. 811. Porto. (Próximo à estação do Metro do Salgueiros), no horário das 18h30´às 20h30´.

OBJECTIVO:
Produzir conhecimento para ajudar no desenvolvimento, implementação e avaliação de procedimentos, antecipados à actuação da actividade criminosa.
 
CONTEÚDOS/ PLANO DE FORMAÇÃO
– PERIGOSIDADE PERSPECTIVA MÉDICO-LEGAL;
– INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO CRIMINAL;
– LESÕES POR ARMAS DE FOGO: Aspectos Médico – legais;
– PERFIS CRIMINAIS;
– A AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE DE TESTEMUNHAR;
– ABUSO SEXUAL: Da prática à investigação forense;
– RAPTO, EXTORSÃO E VIOLÊNCIA;
– TRÁFICO SEXUAL, LABORAL E DE ÓRGÃOS;
– A VÍTIMA E O PROBLEMA CRIMINAL;
– CRIME E SAÚDE MENTAL;
– BULLYING HOMOFÓBICO E SUICÍDIO;
– EFEITOS AGUDOS DO ÁLCOOL;
– CIBERCRIME.

 

COORDENADOR CIENTIFICO/ FORMADOR
Professor Doutor José Pinto da Costa
Professor Doutor José Pinto da Costa, É professor Catedrático Jubilado no Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar da Universidade do Porto e Consultor do Mestrado de Medicina Legal da Universidade do Porto, Professor Catedrático de Psicologia Forense da Universidade Lusíada do Porto, e de Medicina Legal da Universidade Portucalense Infante D. Henrique. Possui o título de especialista em medicina legal pela Ordem dos Médicos e o grau de consultor da mesma especialidade. Foi eleito primeiro Presidente do Colégio da Especialidade de Medicina Legal da Ordem dos Médicos. Fez todo o percurso da carreira médica de medicina legal no âmbito do Ministério da Justiça, ligado ao Instituto de Medicina Legal do Porto e na Universidade do Porto. Preside à Comissão de Ética do Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar da Universidade do Porto. É professor de Medicina Legal da licenciatura em Direito na Universidade Portucalense Infante D. Henrique tendo sido eleito pelo Conselho Escolar da Departamento de Direito dessa Universidade para seu representante no Senado Universitário em 15.02.2006. Realiza seminários de medicina legal na Universidade Lusíada, coordenando o Curso Intensivo de Actualização em Medicina Legal e o Curso Intensivo de Introdução à Sexologia Forense, na qualidade de Professor Catedrático Convidado. É responsável pela cadeira de Psicopatologia Criminal, do mestrado em Psicologia Legal do Instituto Superior de Psicologia Aplicada de Lisboa. É Coordenador do Curso Livre de Medicina Legal da Associação de Estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar da Universidade do Porto, frequentado por centenas de alunos provenientes de várias Universidades. É professor de Odontologia Forense do Instituto Superior de Ciências da Saúde – Norte, como regente dessa disciplina, na qualidade de Professor Catedrático, e é o responsável pelo módulo de Odontologia Forense no Mestrado em Cirurgia Oral. É membro honorário da Associação Espanhola de Direito Sanitário e Vice-Presidente da Associação Ibero-Americana de Direito Sanitário. É membro efectivo de 32 sociedades científicas nacionais e internacionais do âmbito da Medicina Legal, Ciências Forenses, Psiquiatria, Sexologia, Direito Médico e Vitimologia. É co-autor de vários livros científicos nacionais e estrangeiros.

 

DESTINATÁRIOS
Dirige-se a qualquer participante, profissionais e estudantes, tendo como principais destinatários: Psicólogos, Médicos, Assistentes Sociais, Enfermeiros, Antropólogos, Educadores Sociais, Conselheiros Psicossociais, Professores, Juristas, Magistrados, Sociólogos, Profissionais dos Serviços Prisionais e da Reinserção Social de Centros Educativos de Menores e elementos de qualquer corporação policial (PSP, GNR, PJ), serviços de estrangeiros e fronteiras (SEF); e profissionais de planeamento de projectos e prevenção da criminalidade e áreas afins.

Para proceder à reserva (inscrição) na IV Formação Intensiva em Criminologia e Vitimologia, será necessário enviar um e-mail para claudiamoura@portugalmail.ptcom os dados pessoais (nome, contacto telefónico e profissão). A inscrição tornar-se-á definitiva após recepção do pagamento/ transferência para a seguinte NIB: NIB: 0032 0306 0020 1024  6344 2, BANCO BARCLAYS.

 

 VALOR DA FORMAÇÃO 50 euros (INCLUI DIPLOMA DE PARTICIPAÇÃO e CD com o Manual Informatizado)

________INFORMAÇÕES/ RESERVAS E INSCRIÇÕES____________
E-mail: claudiamoura@portugalmail.pt
Telm. 96 76 48 777– 91 63 70 357– 93 654 35 36

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.