Quartos dos lares de idosos podem passar a triplos para receber mais gente

Os quatros dos lares de idosos vão poder passar a ter capacidade para três utentes, em vez dos actuais dois, de acordo com o presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS), Lino Maia. “Há um grupo de trabalho que está a estudar a moderação das exigências que são feitas às instituições. Porque as contínuas mudanças de regras representavam por vezes custos excessivos para as instituições”, recordou o presidente da CNIS, garantindo que o trabalho sobre os Lares de Idosos já está terminado.

Entre as mudanças está a possibilidade de os quartos dos lares poderem passar a ter três camas: “Até agora só podiam ser quartos individuais ou duplos, mas agora vai ser possível ter quartos triplos”. Para o presidente da CNIS, esta mudança poderá ser benéfica também para os idosos, até porque desta forma “as pessoas (utentes) podem auxiliar-se uns aos outros”.

A simplificação de algumas regras aplicadas às instituições de solidariedade social é um dos objectivos do Programa de Emergência Social, criado pelo actual Executivo para identificar as situações de resposta mais urgente. “A valência dos Lares de Idosos já está concluída. O trabalho está feito, mas ainda não está plasmado neste protocolo”, explicou Lino Maia, garantindo que as novas regras “não põem em causa a qualidade do serviço prestado”.

[aqui]

1 Comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.