Hoje é uma dia bastante importante para a Euro-Região Norte de Portugal / Galiza. Finalmente, foi inaugurada uma ligação directa, de comboio, entre a cidade do Porto e cidade de Vigo, que é cada vez mais essencial para o desenvolvimento social e económico destas duas regiões fronteiriças, que desde há muito têm caminhado conjuntamente em diversas área e projectos, muitas vezes com o apoio da União Europeia.
Relativamente a esta ligação, contudo, para além da sua promoção interna e externa (evidenciando a importância que a mesma pode ter, por exemplo, para a utilização dos aeroportos existentes), importa também pensar de forma clara meios de a colocar, directamente, ao serviço das pessoas que por esta região habitam.
Falando concretamente do caso Português, não terá lógica que moradores em Braga e Viana do Castelo, tenham que se deslocar ao Porto para usufruir deste serviço. Entendendo que o número de paragens não poderá ser, obviamente, idêntico às dos comboios nacionais, a ideia hoje transmitida pelo Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, sobre uma possível paragem nessa cidade, será certamente importante para a população do distrito homónimo e, consequentemente, para o tal desenvolvimento económico e social. Pondendo até, para tal, serem aproveitadas as necessárias paragens “logísticas”.
NOTA COMPLEMENTAR: Não entendi a necessidade de estarem agentes da PSP e soldados da GNR nas estações onde o mesmo realizava paragens…