os comboios e a euro-região norte de Portugal / Galiza

Hoje é uma dia bastante importante para a Euro-Região Norte de Portugal / Galiza. Finalmente, foi inaugurada uma ligação directa, de comboio, entre a cidade do Porto e cidade de Vigo, que é cada vez mais essencial para o desenvolvimento social e económico destas duas regiões fronteiriças, que desde há muito têm caminhado conjuntamente em diversas área e projectos, muitas vezes com o apoio da União Europeia.

Relativamente a esta ligação, contudo, para além da sua promoção interna e externa (evidenciando a importância que a mesma pode ter, por exemplo, para a utilização dos aeroportos existentes), importa também pensar de forma clara meios de a colocar, directamente, ao serviço das pessoas que por esta região habitam.

Falando concretamente do caso Português, não terá lógica que moradores em Braga e Viana do Castelo, tenham que se deslocar ao Porto para usufruir deste serviço. Entendendo que o número de paragens não poderá ser, obviamente, idêntico às dos comboios nacionais, a ideia hoje transmitida pelo Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, sobre uma possível paragem nessa cidade, será certamente importante para a população do distrito homónimo e, consequentemente, para o tal desenvolvimento económico e social. Pondendo até, para tal, serem aproveitadas as necessárias paragens “logísticas”.

NOTA COMPLEMENTAR: Não entendi a necessidade de estarem agentes da PSP e soldados da GNR nas estações onde o mesmo realizava paragens…

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.