que (não) se lixe a troika…

Durante anos Portugal viveu acima das suas capacidades financeiras. Nos últimos anos, tivemos em Sócrates a clara demonstração do que é viver sem olhar a meios, hipotecando e afundando ainda mais o país.

Isto, ao ponto de termos que pedir apoio financeiro a um conjunto de instituições que, em contrapartida nos exigiram, para alterar a situação, um conjunto de medidas que foram “aprovadas” pelo PS (então governo), PSD e CDS.

Não havia outra solução e esta veio, aliás, já tarde.

A bancarrota do país estava (e ainda está) ali ao lado. Como a situação ainda não está resolvida, certamente mais ninguém, mais nenhuma instituição internacional seria capaz de apoiar Portugal, sendo que a solução seria a saída do euro, e constantes desvalorização da moeda. A isto, teria que se associar um conjunto de medidas que permitissem a curto prazo um défice de 0% do PIB, que obviamente seriam bem mais difíceis de suportar do que as actuais (não está aqui em causa a dificuldade, nem as consequências das mesmas, nem mesmo a eficiência delas – a isso irei mais tarde).

Por estes motivos, não consigo concordar e, assim, nem participar, numa manifestação cujo slogan principal é “que se lixe a troika”. É que não quero um país na bancarrota, um país sem capacidade de pagar as contas aos seus credores e um país sem ter ninguém que o apoie. Nem quero um país que tenha que implementar medidas ainda mais complexas e castradoras do que aquelas que neste momento são já necessárias.

Para além disso, não consigo associar-me, a “entidades” e pessoas que são parte integrante e fundamental da culpa de termos chegado a uma situação que levou à necessidade de pedir ajuda a quem agora, neste manifestação querem mandar embora, sem ter em conta as ainda mais gravosas consequências que isso teria para o país, e que agora, ao serem parte integrante da promoção desta manifestação, mais não querem do que instrumentalizar as dificuldades porque todos estamos a passar, a bem da sua sobrevivência política.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.